Boletim Último GiroCopa CapixabaProvas de MTB

COCMTB Santa Maria de Jetibá, um XCO com corpo e alma de XCO.

Resumo, resultados e fotos, veja tudo o que rolou nesse grande evento.

Momento em que o vencedor é carregado pela torcida.

As provas de maratona (XCM) começaram a aparecer no Brasil no começo dos anos 2000, de lá pra cá elas tomaram conta do cenário do mountain bike, 19 de 20 eventos são de maratona. Antes porém, o que rolava era o Cross Country Olimpico (XCO), prova de circuito que sempre foi a base do MTB, com o surgimento das maratonas e ultramaratonas o querido XCO saiu da prateleira de cima e desceu para a de baixo, o domínio das maratonas parecia inabalável, parecia, graças ao nosso melhor soldado do MTB nacional Henrique Avancine, as pessoas passaram a dar mais atenção para as provas de XCO, assistir aos domingos um Brasileiro disputando de igual para igual com os melhores do mundo fez com que a velha paixão renascesse.

O XCO é uma prova de circuito, com muitas trilhas e dificuldades técnicas, a grande vantagem dessas provas se chama calor humano, insanidade esportiva abençoada, o calor da torcida contagia a todos, causando emoções coletiva.

O que se viu ontem na COCMTB XCO Santa Maria de Jetibá foi o verdadeiro XCO raiz, não é possível explicar por textos, vídeos ou até mesmo pessoalmente o que rolou ontem naquela arena, o que aquela torcida fez no evento é digno dos momentos mais emocionantes que o esporte proporciona, em um dos pontos da prova colocamos um ponto de hidratação onde as pessoas começaram e deixar a arena e subir para esse ponto, ali começou a aglomerar uma multidão que freneticamente torcia e motivava os atletas, guardando suas proporções, o que se viu foi algo parecido com as grandes voltas ciclísticas onde um corredor humano é formado para os atletas passarem, surreal, os rostos das pessoas, as expressões, algo de emocionar e mostrar a todos porque esse esporte é tão fascinante. Que fim de semana memorável, viva o XCO.

Segue resumo das categorias elites e fotos do evento.

A torcida foi o grande destaque do evento.

CATEGORIA ELITE MASCULINO

Um dos principais motivos dessa “histeria coletiva” foi por conta do fantástico duelo que rolou nessa categoria que tinha ótimos atletas porém um duelo chamava a atenção, duas camisas de peso no MTB Capixaba, de um lado representando uma das equipes mais vitoriosas do MTB Capixaba Equipe Inova Bike Team Alan Lucas, do outro, representando uma equipe que chegou com muita força no cenário e já acumula muitas vitórias Equipe Multesporte Luiz Felipe Huber de Sales, assim que largaram Huber mostrou que não estava para brincadeiras e já pulou na ponta, nas duas primeiras voltas ele teve uma performance impressionante abrindo um enorme gap para Alan, porém a partir da terceira volta esse gap começou a diminuir, era só o que precisava para a arena explodir, a torcida queria mesmo era ver a disputa e com Alan tirando tempo a cada volta o clima foi esquentando, no fim quando Alan chegou e ultrapassou Huber aconteceu algo realmente diferenciado, toda a multidão desceu do ponto de apoio para a chegada para ver quem chegaria na frente, parecia uma avalanche humana, lindo, de arrepiar, quando Alan apareceu na frente e venceu a prova com uma diferença de 21 segundos, mesmo todo sujo de barro a torcida não se conteve e invadiu a arena carregando Alan nos braços, quanta emoção. Em terceiro com uma prova bastante equilibrada Artur Ornelas Conde Rodrigues.

CATEGORIA ELITE FEMININA

Nessa categoria a Vitória ficou com Larissa Alves Nunes Peyneau (Multesporte) com Alessandra Dias da Silva (Shark) em segundo. Mas o que realmente chamou a atenção na prova feminina foi o duelo da vencedora Larissa com a promessa da categoria Sport 30 Isabelly Chaves de Oliveira (Shark), as duas fizeram a prova toda juntas se destacando das demais atletas, a cada volta que elas passavam na arena agitava a torcida que empolgada não tinha coragem de apontar a favorita, mas no fim por apenas 22 segundos de diferença Isabelly chegou na frente, elas não disputavam a mesma categoria, nem mesmo prêmio em dinheiro já que Isa era da Sport, mas isso pouco importava o que valia mesmo era ser a primeira geral, parabéns para as duas por nos proporcionar esse lindo duelo.

Veja abaixo a classificação completa de todas as categorias.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DE SÁBADO

CLASSIFICAÇÃO FINAL DE DOMINGO

FOTOS

« de 2 »

Mais fotos: https://prooffroad.fotop.com.br/fotos/eventos?evento=73396

PRÓXIMA ETAPA:

Ita Biker 2023, clique aqui para informações e inscrições.

A Copa Oggi Capixaba de Mountain Bike tem o apoio institucional da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Patrocínio da Oggi Bikes, co patrocínio Pif Paf, BadWolf, Ovos Pommer e Multesporte, apoio RTreino, Sudract, Zeni Bike, Grupo Coroa, Inizi, Central de Compras, Berger Bier, Multeshow, Bike Vip, Turnext, Natu & Fit, NMix, Celeiro Bike Shop e Espetinho do Joacir, prova homologada pela Federação Espírito Santense de Ciclismo, organização Casinha de Aventuras.

Tags

Sidão Ataíde

Sidão é um MTB Raiz, empresário, empreendedor, pai e marido. Um cara que nunca deixa de acreditar e vai a luta pelos seus sonhos. Divíde seu tempo entre a Família, a administração da Casinha de Aventuras e os treinos com a bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar