Boletim Último GiroEcoturismoTurismo

Como materializar o sonho? Dunas Bike Parque, o sonho que começa a virar realidade.

A trilha da Barra já é palco de dezenas de eventos realizados pela Casinha de Aventuras como as 20 edições do Eco Bike.

Quem me conhece já deve ter ouvido falar de um sonho de tornar o município de Conceição da Barra como um dos maiores destinos do Brasil para pedalar, correr e caminhar, temos o Parque Estadual de Itaúnas (PEI), uma área bem conservada, uma estrutura fantástica de hotéis, pousadas e restaurantes, lindas praias, enfim, um destino charmoso e encantador.

Há um tempo comecei a escrever um projeto que previa uma trilha de Conceição da Barra até o Riacho Doce praia que divide os estados do Espírito Santo e Bahia; Além da trilha o projeto prevê uma estruturação com construção de equipamentos como pontes, passarelas, mirantes, map points entre outras estruturas, tudo para que o praticante possa ter uma super experiência com toda segurança, desfrutando do melhor que o esporte pode proporcionar desde a pilotagem até a contemplação.

Também está previsto no projeto a construção de uma pista de Pump Trak, um CT de treinamentos e uma trilha de acesso às dunas e à praia de Itaúnas, a que chamamos de “Ciclovia Dunas” um anseio de nossa comunidade; Além disso o projeto prevê capacitação das comunidades envolvidas para atender esse perfil de público, manutenção dos equipamentos, das trilhas e venda do destino em nível nacional entre outras ações.

Eis que de dois meses para cá esse projeto que estava engatinhando ganhou um empurrão graças ao Parque Estadual de Itaúnas na pessoa do biólogo Gustavo Rosa, que trouxe a proposta de adesão à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (RBT). A RBT vem crescendo no Brasil, sendo que só no Rio de Janeiro o projeto já conta com mais de 180km de trilhas prontas, a trilha Transcarioca. Iniciativas similares já acontecem há muitos anos em outros países. Somente na Europa são mais de 30 mil quilômetros de trilhas prontas.

A ideia do PEI é inaugurar a primeira parte do projeto já em novembro, nas comemorações dos 30 anos do Parque; Para isso foi criado um conselho formado por praticantes de ciclismo, caminhadas e corridas, além de órgãos e empresas como SEBRAE, SETUR, IEMA e Prefeitura dentre outros.

A Casinha de Aventuras foi convidada a apresentar uma proposta de traçado entre de Conceição da Barra e Itaúnas passando por trilhas já existentes, envolvendo também a construção de novos trechos e equipamentos ao longo desse trajeto.

Para finalizar todo o projeto ainda dependemos de parceiros que queiram investir e apoiar a proposta, lembrando que será um investimento em um projeto que já está caminhando, não vai começar do zero; Estamos muito felizes e esperançosos, esse trabalho será fundamental para geração de rendas, empregos, saúde e trará ao nosso destino um público de qualidade com ótimo poder aquisitivo e principalmente que vai frequentar nossa cidade o ano inteiro diminuindo a sazonalidade local.

O próximo passo, assim que a primeira parte do traçado for aprovada pelo conselho o que deve acontecer nos próximos dias é meter a mão na massa e começar a transforma o sonho em realidade.

Acompanhe nosso site que sempre teremos novidades do projeto.

Tags

Sidão Ataíde

Sidão é um MTB Raiz, empresário, empreendedor, pai e marido. Um cara que nunca deixa de acreditar e vai a luta pelos seus sonhos. Divíde seu tempo entre a Família, a administração da Casinha de Aventuras e os treinos com a bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar